Romanos
Romanos 1
A
CONSEQUÊNCIA DA IDOLATRIA
1 Paulo, servo
de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o
evangelho de Deus, 2 que ele antes havia prometido pelos seus
profetas nas santas Escrituras, 3 acerca de seu Filho, que nasceu da
descendência de Davi segundo a carne, 4 e que com poder foi
declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela
ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo nosso Senhor, 5 pelo
qual recebemos a graça e o apostolado, por amor do seu nome, para a
obediência da fé entre todos os gentios, 6 entre os quais sois
também vós chamados para serdes de Jesus Cristo; 7 a todos os que
estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a
vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 8
Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por
todos vós, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. 9 Pois
Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é
testemunha de como incessantemente faço menção de vós, 10 pedindo
sempre em minhas orações que, afinal, pela vontade de Deus, se me
ofereça boa ocasião para ir ter convosco. 11 Porque desejo muito
ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais
fortalecidos; 12 isto é, para que juntamente convosco eu seja
consolado em vós pela fé mútua, vossa e minha. 13 E não quero que
ignoreis, irmãos, que muitas vezes propus visitar-vos (mas até
agora tenho sido impedido), para conseguir algum fruto entre vós,
como também entre os demais gentios. 14 Eu sou devedor, tanto a
gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. 15 De
modo que, quanto está em mim, estou pronto para anunciar o evangelho
também a vós que estais em Roma. 16 Porque não me envergonho do
evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que
crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17 Porque no evangelho é
revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: “Mas
o justo viverá da fé.” 18 Pois do céu é revelada a ira
de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a
verdade em injustiça. 19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer,
neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20 Pois os seus
atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são
claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos
mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; 21
porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como
Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se
desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22
Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, 23 e mudaram a glória do
Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e
de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 24 Por isso Deus os
entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia,
para serem os seus corpos desonrados entre si; 25 pois trocaram a
verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes
que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26 Pelo que Deus
os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram
o uso natural no que é contrário à natureza; 27 semelhantemente,
também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram
em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão,
cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu
erro. 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus,
por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem
coisas que não convêm; 29 estando cheios de toda a injustiça,
malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda,
dolo, malignidade; 30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores
de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males,
desobedientes aos pais; 31 néscios, infiéis nos contratos, sem
afeição natural, sem misericórdia; 32 os quais, conhecendo bem o
decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas
praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as
praticam.
Romanos 2
O
JUÍZO DE DEUS
1 Portanto, és
inescusável, ó homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te
condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que
julgas, praticas o mesmo. 2 E bem sabemos que o juízo de Deus é
segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam. 3 E tu, ó
homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as
tu, escaparás ao juízo de Deus? 4 Ou desprezas tu as riquezas da
sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a
benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? 5 Mas, segundo a tua
dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da
ira e da revelação do justo juízo de Deus, 6 que retribuirá a
cada um segundo as suas obras; 7 a saber: a vida eterna aos que, com
perseverança em favor o bem, procuram glória, e honra e
incorrupção; 8 mas ira e indignação aos que são contenciosos, e
desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade; 9 tribulação e
angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente
do judeu, e também do grego; 10 glória, porém, e honra e paz a
todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao
grego; 11 pois para com Deus não há acepção de pessoas. 12 Porque
todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os
que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. 13 Pois não são
justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados
os que praticam a lei 14 (porque, quando os gentios, que não têm
lei, fazem por natureza as coisas da lei, eles, embora não tendo
lei, para si mesmos são lei. 15 pois mostram a obra da lei escrita
em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os
seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os), 16 no dia em
que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus,
segundo o meu evangelho. 17 Mas se tu és chamado judeu, e repousas
na lei, e te glorias em Deus; 18 e conheces a sua vontade e aprovas
as coisas excelentes, sendo instruído na lei; 19 e confias que és
guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, 20 instruidor dos
néscios, mestre de crianças, que tens na lei a forma da ciência e
da verdade; 21 tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti
mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? 22 Tu, que
dizes que não se deve cometer adultério, adulteras? Tu, que
abominas os ídolos, roubas os templos? 23 Tu, que te glorias na lei,
desonras a Deus pela transgressão da lei? 24 Assim pois, por vossa
causa, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios, como está
escrito. 25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se
guardares a lei; mas se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão
tem-se tornado em incircuncisão. 26 Se, pois, a incircuncisão
guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será
reputada como circuncisão? 27 E a incircuncisão que por natureza o
é, se cumpre a lei, julgará a ti, que com a letra e a circuncisão
és transgressor da lei. 28 Porque não é judeu o que o é
exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
29 Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do
coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém
dos homens, mas de Deus.
Romanos 3
O
HOMEM É JUSTIFICADO PELA FÉ
Que vantagem,
pois, tem o judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? 2 Muita, em
todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos
(a palavra) de Deus. 3 Pois quê? Se alguns foram infiéis,
porventura a sua infidelidade anulará a fidelidade de Deus? 4 De
modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como
está escrito, para que sejas justificado em tuas palavras, e venças
quando fores julgado. 5 E, se a nossa injustiça prova a justiça de
Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo
como homem.) 6 De modo nenhum; do contrário, como julgará Deus o
mundo? 7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus
para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador? 8 E por
que não dizemos: Façamos o mal para que venha o bem? como alguns
caluniosamente afirmam que dizemos; a condenação dos quais é
justa. 9 Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma,
pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão
debaixo do pecado; 10 como está escrito: “Não
há justo, nem sequer um. 11 Não há quem entenda; não há quem
busque a Deus. 12 Todos se extraviaram; juntamente se fizeram
inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13 A sua
garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam
enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios;
14 a sua boca está cheia de maldição e amargura. 15 Os seus pés
são ligeiros para derramar sangue. 16 Nos seus caminhos há
destruição e miséria; 17 e não conheceram o caminho da paz. 18
Não há temor de Deus diante dos seus olhos.”19 Ora, nós
sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o
diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo
de Deus; 20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será
justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno
conhecimento do pecado. 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a
justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; 22 isto
é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que
creem; pois não há distinção. 23 Porque
todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24
sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção
que há em Cristo Jesus, 25 ao qual Deus propôs como propiciação,
pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter
ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;
26 para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que
ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.
27 Onde está logo a jactância? Foi excluída. Por que lei? Das
obras? Não; mas pela lei da fé. 28 concluímos
pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
29 É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos
gentios? Também dos gentios, certamente, 30 se é que Deus é um só,
que pela fé há de justificar a circuncisão, e também por meio da
fé a incircuncisão. 31 Anulamos, pois, a lei pela fé? De modo
nenhum; antes estabelecemos a lei.
Romanos 4
CREMOS
NAQUELE QUE DOS MORTOS RESSUSCITOU
Que diremos,
pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? 2 Porque, se
Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não
diante de Deus. 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e
isso lhe foi imputado como justiça. 4 Ora, ao que trabalha não se
lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida; 5 porém
ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua
fé lhe é contada como justiça; 6 assim também Davi declara
bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a justiça sem as obras,
dizendo: 7 Bem-aventurados aqueles cujas
iniquidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. 8
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado. 9
Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou
também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi
imputada a fé como justiça. 10 Como, pois, lhe foi imputada?
Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão,
mas sim na incircuncisão. 11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo
da justiça da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para
que fosse pai de todos os que creem, estando eles na incircuncisão,
a fim de que a justiça lhes seja imputada, 12 bem como fosse pai dos
circuncisos, dos que não somente são da circuncisão, mas também
andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, antes de
ser circuncidado. 13 Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou
à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do
mundo, mas pela justiça da fé. 14 Pois, se os que são da lei são
herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é anulada. 15 Porque a lei
opera a ira; mas onde não há lei também não há transgressão. 16
Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a
graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência,
não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve
Abraão, o qual é pai de todos nós. 17 como está escrito:
“Por pai de muitas nações te constituí,” perante aquele
no qual creu, a saber, Deus, que vivifica os mortos, e chama as
coisas que não são, como se já fossem. 18 O qual, em esperança,
creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações,
conforme o que lhe fora dito: “Assim será a
tua descendência;”19 e sem se enfraquecer na fé,
considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem
anos), e o amortecimento do ventre de Sara; 20 contudo, à vista da
promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi
fortalecido na fé, dando glória a Deus, 21 e estando certíssimo de
que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer. 22
Pelo que também isso lhe foi imputado como justiça. 23 Ora, não é
só por causa dele que está escrito que lhe foi imputado; 24 mas
também por causa de nós a quem há de ser imputado, a nós os que
cremos naquele que dos mortos ressuscitou
a Jesus nosso Senhor; 25 o qual foi entregue por causa das nossas
transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.
Romanos 5
JUSTIÇA
PARA A VIDA ETERNA
Justificados,
pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,
2 por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na
qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.
3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações;
sabendo que a tribulação produz a perseverança, 4 e a perseverança
a experiência, e a experiência a esperança; 5 e a esperança não
desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos
corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 6 Pois, quando
ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. 7
Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser
que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. 8 Mas Deus dá prova do
seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo
morreu por nós. 9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu
sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque se nós, quando
éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu
Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua
vida. 11 E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por
nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a
reconciliação. 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o
pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou
a todos os homens, porquanto todos pecaram. 13 Porque antes da lei já
estava o pecado no mundo, mas onde não há lei o pecado não é
levado em conta. 14 No entanto, a morte reinou desde Adão até
Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da
transgressão de Adão o qual é figura daquele que havia de vir. 15
Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se pela
ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom
pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abundou para com muitos.
16 Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que
pecou; porque o juízo veio, na verdade, de uma só ofensa para
condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para
justificação. 17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a
reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e
do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18
Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os
homens para condenação, assim também por um só ato de justiça
veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. 19
Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram
constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos
serão constituídos justos. 20 Sobreveio, porém, a lei para que a
ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também
viesse a reinar a graça pela justiça para a
vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Romanos 6
VIDA
ETERNA EM CRISTO JESUS
Que diremos,
pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? 2 De modo
nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda
nele? 3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em
Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados
com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado
dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em
novidade de vida. 5 Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança
da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua
ressurreição; 6 sabendo isto, que o nosso homem velho foi
crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim
de não servirmos mais ao pecado. 7 Pois quem está morto está
justificado do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que
também com ele viveremos, 9 sabendo que, tendo Cristo ressurgido
dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio
sobre ele. 10 Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu
para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. 11 Assim também
vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus,
em Cristo Jesus. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo
mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; 13 nem tampouco
apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de
iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os
mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. 14
Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais
debaixo da lei, mas debaixo da graça. 15 Pois quê? Havemos de pecar
porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo
nenhum. 16 Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos
para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do
pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? 17 Mas graças
a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de
coração à forma de doutrina a que fostes entregues; 18 e libertos
do pecado, fostes feitos servos da justiça. 19 Falo como homem, por
causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os
vossos membros como servos da impureza e da iniquidade para
iniquidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da
justiça para santificação. 20 Porque, quando éreis servos do
pecado, estáveis livres em relação à justiça. 21 E que fruto
tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais pois o fim
delas é a morte. 22 Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos
de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida
eterna. 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito
de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus
nosso Senhor.
Romanos 7
GRAÇAS
A DEUS, POR JESUS CRISTO
1 Ou ignorais,
irmãos, pois falo aos que conhecem a lei, que a lei tem domínio
sobre o homem por todo o tempo que ele vive? 2 Porque a mulher casada
está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele
morrer, ela está livre da lei do marido. 3 De sorte que, enquanto
viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas,
se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera
se for de outro marido. 4 Assim também vós, meus irmãos, fostes
mortos quanto à lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a
outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos
fruto para Deus. 5 Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos
pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem
fruto para a morte. 6 Mas agora fomos libertos da lei, havendo
morrido para aquilo em que estávamos retidos, para servirmos em
novidade de espírito, e não na velhice da letra. 7 Que diremos
pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o
pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência,
se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
8 Mas o pecado, tomando ocasião, pelo mandamento operou em mim toda
espécie de concupiscência; porquanto onde não há lei está morto
o pecado. 9 E outrora eu vivia sem a lei; mas assim que veio o
mandamento, reviveu o pecado, e eu morri; 10 e o mandamento que era
para vida, esse achei que me era para morte. 11 Porque o pecado,
tomando ocasião, pelo mandamento me enganou, e por ele me matou. 12
De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. 13
Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado,
para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem;
a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente
maligno. 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou
carnal, vendido sob o pecado. 15 Pois o que faço, não o entendo;
porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso
faço. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é
boa. 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado
que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha
carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim,
mas o efetuá-lo não está. 19 Pois não faço o bem que quero, mas
o mal que não quero, esse pratico. 20 Ora, se eu faço o que não
quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21 Acho
então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal
está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na
lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra
a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que
está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! Quem me
livrará do corpo desta morte? 25 Graças a
Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com
o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do
pecado.
Romanos 8
SE
DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS?
Portanto, agora
nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque
a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do
pecado e da morte. 3 Porquanto o que era impossível à lei, visto
que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em
semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne
condenou o pecado. 4 para que a justa exigência da lei se cumprisse
em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5
Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne;
mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. 6
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do
Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é
inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em
verdade o pode ser; 8 e os que estão na carne não podem agradar a
Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é
que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o
Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 Ora, se Cristo está
em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o
espírito vive por causa da justiça. 11 E, se o Espírito daquele
que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos
mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos
corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. 12 Portanto,
irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a
carne; 13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas,
se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. 14 Pois
todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos
de Deus. 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para
outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção,
pelo qual clamamos: Aba, Pai! 16 O Espírito mesmo testifica com o
nosso espírito que somos filhos de Deus; 17 e, se filhos, também
herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo; se é certo que
com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. 18
Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se
podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. 19
Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos
filhos de Deus. 20 Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade,
não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na
esperança de que também a própria criação há de ser liberta do
cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de
Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e
está com dores de parto até agora; 23 e não só ela, mas até nós,
que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos,
aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. 24
Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não
é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se
esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos. 26 Do mesmo
modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o
que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede
por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que esquadrinha os
corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a
vontade de Deus, intercede pelos santos. 28 E sabemos que todas as
coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que
são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes
conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de
seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a
estes também justificou; e aos que justificou, a estes também
glorificou. 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se
Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que nem
mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós,
como não nos dará também com ele todas as coisas? 33 Quem
intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os
justifica; 34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou
antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de
Deus, e também intercede por nós; 35 quem nos separará do amor de
Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a
fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito:
“Por amor de ti somos entregues à morte o
dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.”
37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele
que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida,
nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem
potestades, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra
criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo
Jesus nosso Senhor.
Romanos 9
SERÃO
CHAMADOS FILHOS DO DEUS VIVO
1 Digo a
verdade em Cristo, não minto, dando testemunho comigo a minha
consciência no Espírito Santo, 2 que tenho grande tristeza e
incessante dor no meu coração. 3 Porque eu mesmo desejaria ser
separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes
segundo a carne; 4 os quais são israelitas, de quem é a adoção, e
a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as
promessas; 5 de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo
segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito
eternamente. Amém. 6 Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque
nem todos os que são de Israel são israelitas; 7 nem por serem
descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será
chamada a tua descendência. 8 Isto é, não são os filhos da carne
que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa são contados como
descendência. 9 Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo
virei, e Sara terá um filho. 10 E não somente isso, mas também a
Rebeca, que havia concebido de um, de Isaque, nosso pai 11 (pois não
tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para
que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não
por causa das obras, mas por aquele que chama), 12 foi-lhe dito: “O
maior servirá o menor.”13 Como está escrito: “Amei
a Jacó, e aborreci a Esaú.”14 Que diremos, pois? Há
injustiça da parte de Deus? De modo nenhum. 15 Porque diz a Moisés:
“Terei misericórdia de quem me aprouver ter
misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão.”
16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que
corre, mas de Deus que usa de misericórdia. 17 Pois diz a Escritura
a Faraó: “Para isto mesmo te levantei: para
em ti mostrar o meu poder, e para que seja anunciado o meu nome em
toda a terra.”18 Portanto, tem misericórdia de quem quer, e
a quem quer endurece. 19 Dir-me-ás então. Por que se queixa ele
ainda? Pois, quem resiste à sua vontade? 20 Mas, ó homem, quem és
tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a
formou: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro poder sobre
o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro
para uso desonroso? 22 E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua
ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os
vasos da ira, preparados para a perdição; 23 para que também desse
a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que
de antemão preparou para a glória, 24 os quais somos nós, a quem
também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os
gentios? 25 Como diz ele também em Oséias:
“Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não
era amada. 26 E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não
sois meu povo; aí serão chamados filhos do Deus vivo.”27
Também Isaías exclama acerca de Israel:
“Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar,
o remanescente é que será salvo.” 28 Porque o Senhor
executará a sua palavra sobre a terra, consumando-a e abreviando-a.
29 E como antes dissera Isaías: “Se o Senhor
dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, teríamos sido
feitos como Sodoma, e seríamos semelhantes a Gomorra.” 30
Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça,
alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da fé. 31 Mas Israel,
buscando a lei da justiça, não atingiu esta lei. 32 Por que? Porque
não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras; e tropeçaram na
pedra de tropeço; 33 como está escrito: “Eis
que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço; e uma rocha de
escândalo; e quem nela crer não será confundido.”
Romanos 10
TODO AQUELE QUE INVOCAR
O
NOME DO SENHOR SERÁ SALVO
1 Irmãos, o
bom desejo do meu coração e a minha súplica a Deus por Israel é
para sua salvação. 2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo
por Deus, mas não com entendimento. 3 Porquanto, não conhecendo a
justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se
sujeitaram à justiça de Deus. 4 Pois Cristo é o fim da lei para
justificar a todo aquele que crê. 5 Porque Moisés escreve que o
homem que pratica a justiça que vem da lei viverá por ela. 6 Mas a
justiça que vem da fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem
subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo;) 7 ou: Quem
descerá ao abismo? (isto é, a fazer subir a Cristo dentre os
mortos). 8 Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no
teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. 9 Porque, se
com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração
creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; 10 pois
é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz
confissão para a salvação. 11 Porque a Escritura diz: “Ninguém
que nele crê será confundido.”12 Porquanto não há
distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Senhor o é de todos,
rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: “Todo
aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” 14 Como
pois invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de
quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? 15
E como pregarão, se não forem enviados? Assim como está escrito:
“Quão formosos os pés dos que anunciam
coisas boas!” 16 Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho;
pois Isaías diz: “Senhor, quem deu crédito
à nossa mensagem?” 17 Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir
pela palavra de Cristo. 18 Mas pergunto: Porventura não ouviram?
Sim, por certo: Por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras
até os confins do mundo. 19 Mas pergunto ainda: Porventura Israel
não o soube? Primeiro diz Moisés: “Eu vos
porei em ciúmes com aqueles que não são povo, com um povo
insensato vos provocarei à ira.” 20 E Isaías ousou dizer:
“Fui achado pelos que não me buscavam,
manifestei-me aos que por mim não perguntavam.” 21 Quanto a
Israel, porém, diz: “Todo o dia estendi as
minhas mãos a um povo rebelde e
contradizente.”
Romanos 11
POR
ELE, E PARA ELE, SÃO TODAS AS COISAS
1 Pergunto,
pois: Acaso rejeitou Deus ao seu povo? De modo nenhum; por que eu
também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de
Benjamim. 2 Deus não rejeitou ao seu povo que antes conheceu. Ou não
sabeis o que a Escritura diz de Elias, como ele fala a Deus contra
Israel, dizendo: 3 “Senhor, mataram os teus
profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e procuraram
tirar-me a vida?”4 Mas que lhe diz a resposta divina?
“Reservei para mim sete mil varões que não
dobraram os joelhos diante de Baal.”5 Assim, pois, também
no tempo presente ficou um remanescente segundo a eleição da graça.
6 Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a
graça já não é graça. 7 Pois quê? O que Israel busca, isso não
o alcançou; mas os eleitos alcançaram; e os outros foram
endurecidos, 8 como está escrito: “Deus lhes
deu um espírito entorpecido, olhos para não verem, e ouvidos para
não ouvirem, até o dia de hoje.” 9 E Davi diz:
“Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em
armadilha, e em tropeço, e em retribuição; 10 escureçam-se-lhes
os olhos para não verem, e tu encurva-lhes sempre as costas.”11
Logo, pergunto: Porventura tropeçaram de modo que caíssem? De
maneira nenhuma, antes pelo seu tropeço veio a salvação aos
gentios, para os incitar à emulação. 12 Ora se o tropeço deles é
a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios,
quanto mais a sua plenitude! 13 Mas é a vós, gentios, que falo; e,
porquanto sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, 14
para ver se de algum modo posso incitar à emulação os da minha
raça e salvar alguns deles. 15 Porque, se a sua rejeição é a
reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida
dentre os mortos? 16 Se as primícias são santas, também a massa o
é; e se a raiz é santa, também os ramos o são. 17 E se alguns dos
ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no
lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, 18
não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não
és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. 19 Dirás então: Os
ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. 20 Está bem;
pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás
firme. Não te ensoberbeças, mas teme; 21 porque, se Deus não
poupou os ramos naturais, não te poupará a ti. 22 Considera pois a
bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade;
para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do
contrário também tu serás cortado. 23 E ainda eles, se não
permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é
Deus para os enxertar novamente. 24 Pois se tu foste cortado do
natural zambujeiro, e contra a natureza enxertado em oliveira
legítima, quanto mais não serão enxertados na sua própria
oliveira esses que são ramos naturais! 25 Porque não quero, irmãos,
que ignoreis este mistério, para que não presumais de vós mesmos:
que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude
dos gentios haja entrado; 26 e assim todo o Israel será salvo, como
está escrito: “Virá de Sião o Libertador,
e desviará de Jacó as impiedades; 27 e este será o meu pacto com
eles, quando eu tirar os seus pecados.” 28 Quanto ao
evangelho, eles na verdade, são inimigos por causa de vós; mas,
quanto à eleição, amados por causa dos pais. 29 Porque os dons e a
vocação de Deus são irretratáveis. 30 Pois, assim como vós
outrora fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes
misericórdia pela desobediência deles, 31 assim também estes agora
foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela
misericórdia a vós demonstrada. 32 Porque Deus encerrou a todos
debaixo da desobediência, a fim de usar de misericórdia para com
todos. 33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da
ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão
inescrutáveis os seus caminhos! 34 Pois, quem jamais conheceu a
mente do Senhor? Ou quem se fez seu conselheiro? 35 Ou quem lhe deu
primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 36 Porque dele, e por
ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele
eternamente. Amém.
Romanos 12
VENCE
O MAL COM O BEM
1 Rogo-vos
pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos
corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o
vosso culto racional. 2 E não vos conformeis a este mundo, mas
transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que
experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de
Deus. 3 Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós
que não tenha de si mesmo mais alto conceito do que convém; mas que
pense de si sobriamente, conforme a medida da fé que Deus, repartiu
a cada um. 4 Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem
todos os membros têm a mesma função, 5 assim nós, embora muitos,
somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros. 6 De
modo que, tendo diferentes dons segundo a graça que nos foi dada, se
é profecia, seja ela segundo a medida da fé; 7 se é ministério,
seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; 8 ou
que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com
liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia,
com alegria. 9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos
ao bem. 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal,
preferindo-vos em honra uns aos outros; 11 não sejais vagarosos no
cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor; 12
alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai
na oração; 13 acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a
hospitalidade; 14 abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não
amaldiçoeis; 15 alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que
choram; 16 sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas
mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos;
17 a ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas dignas, perante
todos os homens. 18 Se for possível, quanto depender de vós, tende
paz com todos os homens. 19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados,
mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: “Minha
é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.” 20 “Antes, se o
teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de
beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua
cabeça.”21 Não te deixes vencer do mal, mas vence
o mal com o bem.
Romanos 13
REVESTI-VOS
DO SENHOR JESUS CRISTO
1 Toda alma
esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade
que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. 2
Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e
os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. 3 Porque os
magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas
para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a potestade?
Faze o bem, e terás louvor dela; 4 porquanto ela é ministro de Deus
para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a
espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele
que pratica o mal. 5 Pelo que é necessário que lhe estejais
sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da
consciência. 6 Por esta razão também pagais tributo; porque são
ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo. 7 Dai a cada um o que
lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a
quem temor, temor; a quem honra, honra. 8 A ninguém devais coisa
alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem
cumprido a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não
furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo
nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo
como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De modo
que o amor é o cumprimento da lei. 11 E isso fazei, conhecendo o
tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa
salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos
crentes. 12 A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos,
pois, das obras das trevas, e vistamo-nos, pois, das obras das
trevas, e vistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos honestamente, como
de dia; não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e
dissoluções, não em contendas e inveja. 14 Mas revesti-vos
do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em
suas concupiscências.
Romanos 14
POR
QUE JULGAS TEU IRMÃO?
1 Ora, ao que é
fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos. 2
Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só
legumes. 3 Quem come não despreze a quem não come; e quem não come
não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. 4 Quem és tu, que
julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou
cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar. 5
Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os
dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente. 6
Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o
Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o
Senhor não come, e dá graças a Deus. 7 Porque nenhum de nós vive
para si, e nenhum morre para si. 8 Pois, se vivemos, para o Senhor
vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer
vivamos quer morramos, somos do Senhor. 9 Porque foi para isto mesmo
que Cristo morreu e tornou a viver, para ser Senhor tanto de mortos
como de vivos. 10 Mas tu, por que julgas teu
irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois
todos havemos de comparecer ante o tribunal de Deus. 11 Porque está
escrito: “Por minha vida, diz o Senhor,
diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a
Deus.” 12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si
mesmo a Deus. 13 Portanto não nos julguemos mais uns aos outros;
antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao
vosso irmão. 14 Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nada é
de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o considera; para
esse é imundo. 15 Pois, se pela tua comida se entristece teu irmão,
já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua
comida aquele por quem Cristo morreu. 16 Não seja pois censurado o
vosso bem; 17 porque o reino de Deus não consiste no comer e no
beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. 18
Pois quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos
homens. 19 Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as
que contribuem para a edificação mútua. 20 Não destruas por causa
da comida a obra de Deus. Na verdade tudo é limpo, mas é um mal
para o homem dar motivo de tropeço pelo comer. 21 Bom é não comer
carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão
tropece. 22 A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus.
Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que
aprova. 23 Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado,
porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé
é pecado.
Romanos 15
DEVEMOS
SUPORTAR AS FRAQUEZAS DOS FRACOS
1 Ora nós, que
somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos
fracos, e não agradar a nós mesmos. 2 Portanto cada um de
nós agrade ao seu próximo, visando o que é bom para edificação.
3 Porque também Cristo não se agradou a si mesmo, mas como está
escrito: “Sobre mim caíram as injúrias dos
que te injuriavam.”4 Porquanto, tudo que dantes foi escrito,
para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela
consolação, provenientes das Escrituras, tenhamos esperança. 5
Ora, o Deus de constância e de consolação vos dê o mesmo
sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. 6 Para que
unânimes, e a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor
Jesus Cristo. 7 Portanto recebei-vos uns aos outros, como também
Cristo nos recebeu, para glória de Deus. 8 Digo pois que Cristo foi
feito ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para
confirmar as promessas feitas aos pais; 9 e para que os gentios
glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito:
“Portanto eu te louvarei entre os gentios, e
cantarei ao teu nome.”10 E outra vez diz: “Alegrai-vos,
gentios, juntamente com o povo.”11 E ainda: “Louvai
ao Senhor, todos os gentios, e louvem-no, todos os povos.”12
E outra vez, diz também Isaías: “Haverá a
raiz de Jessé, aquele que se levanta para reger os gentios; nele os
gentios esperarão.”13 Ora, o Deus de esperança vos encha
de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança
pelo poder do Espírito Santo. 14 Eu, da minha parte, irmãos meus,
estou persuadido a vosso respeito, que vós já estais cheios de
bondade, cheios de todo o conhecimento e capazes, vós mesmos, de
admoestar-vos uns aos outros. 15 Mas em parte vos escrevo mais
ousadamente, como para vos trazer outra vez isto à memória, por
causa da graça que por Deus me foi dada, 16 para ser ministro de
Cristo Jesus entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para
que sejam aceitáveis os gentios como oferta, santificada pelo
Espírito Santo. 17 Tenho, portanto, motivo para me gloriar em Cristo
Jesus, nas coisas concernentes a Deus; 18 porque não ousarei falar
de coisa alguma senão daquilo que Cristo por meu intermédio tem
feito, para obediência da parte dos gentios, por palavra e por
obras, 19 pelo poder de sinais e prodígios, no poder do Espírito
Santo; de modo que desde Jerusalém e arredores, até a Ilíria,
tenho divulgado o evangelho de Cristo; 20 deste modo esforçando-me
por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para
não edificar sobre fundamento alheio; 21 antes, como está escrito:
“Aqueles a quem não foi anunciado, o verão; e os que não
ouviram, entenderão.” 22 Pelo que também muitas vezes
tenho sido impedido de ir ter convosco; 23 mas agora, não tendo mais
o que me detenha nestas regiões, e tendo já há muitos anos grande
desejo de ir visitar-vos, 24 eu o farei quando for à Espanha; pois
espero ver-vos de passagem e por vós ser encaminhado para lá,
depois de ter gozado um pouco da vossa companhia. 25 Mas agora vou a
Jerusalém para ministrar aos santos. 26 Porque pareceu bem à
Macedônia e à Acaia levantar uma oferta fraternal para os pobres
dentre os santos que estão em Jerusalém. 27 Isto pois lhes pareceu
bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios
foram participantes das bênçãos espirituais dos judeus, devem
também servir a estes com as materiais. 28 Tendo, pois, concluído
isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós,
irei à Espanha. 29 E bem sei que, quando for visitar-vos, chegarei
na plenitude da bênção de Cristo. 30 Rogo-vos, irmãos, por nosso
Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que luteis juntamente
comigo nas vossas orações por mim a Deus, 31 para que eu seja livre
dos rebeldes que estão na Judeia, e que este meu ministério em
Jerusalém seja aceitável aos santos; 32 a fim de que, pela vontade
de Deus, eu chegue até vós com alegria, e possa entre vós recobrar
as forças. 33 E o Deus de paz seja com todos vós. Amém.
Romanos 16
SAUDAÇÕES
FINAIS
1 Recomendo-vos
a nossa irmã Febe, que é serva da igreja que está em Cencreia; 2
para que a recebais no Senhor, de um modo digno dos santos, e a
ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque ela tem sido
o amparo de muitos, e de mim em particular. 3 Saudai a Prisca e a
Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, 4 os quais pela minha
vida expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço,
mas também todas as igrejas dos gentios. 5 Saudai também a igreja
que está na casa deles. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as
primícias da Ásia para Cristo. 6 Saudai a Maria, que muito
trabalhou por vós. 7 Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes
e meus companheiros de prisão, os quais são bem-conceituados entre
os apóstolos, e que estavam em Cristo antes de mim. 8 Saudai a
Ampliato, meu amado no Senhor. 9 Saudai a Urbano, nosso cooperador em
Cristo, e a Estáquis, meu amado. 10 Saudai a Apeles, aprovado em
Cristo. Saudai aos da casa de Aristóbulo. 11 Saudai a Herodião, meu
parente. Saudai aos da casa de Narciso que estão no Senhor. 12
Saudai a Trifena e a Trifosa, que trabalham no Senhor. Saudai a amada
Pérside, que muito trabalhou no Senhor. 13 Saudai a Rufo, eleito no
Senhor, e a sua mãe e minha. 14 Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a
Hermes, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com eles. 15
Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e
a todos os santos que com eles estão. 16 Saudai-vos uns aos outros
com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam. 17
Rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e
escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. 18
Porque os tais não servem a Cristo nosso Senhor, mas ao seu ventre;
e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes.
19 Pois a vossa obediência é conhecida de todos. Comprazo-me,
portanto, em vós; e quero que sejais sábios para o bem, mas simples
para o mal. 20 E o Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo
dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.
21 Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, e Lúcio, e Jason, e
Sosípatro, meus parentes. 22 Eu, Tércio, que escrevo esta carta,
vos saúdo no Senhor. 23 Saúda-vos Gaio, hospedeiro meu e de toda a
igreja. Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e também o irmão
Quarto. 24 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós.
Amém. 25 Ora, aquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o
meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação
do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, 26 mas
agora manifesto e, por meio das Escrituras proféticas, segundo o
mandamento do Deus, eterno, dado a conhecer a todas as nações para
obediência da fé; 27 ao único Deus sábio seja dada glória por
Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.
Texto
extraído da Bíblia Sem Fronteiras PT-BR
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